terra e um cometa terra e um cometa

Maneiras de como o fim do mundo pode acontecer 

Algo que certamente já passou na cabeça de todo mundo, seja depois de um filme, série ou livro, é como será o fim do mundo? Bom, esperamos que não seja por agora, mas aqui vão algumas possibilidades para esse evento.

Veja também: Mitos sobre celebridades que vão te deixar de cabelo em pé 

Meteoro

Sem dúvidas, um grande meteoro partindo o Planeta Terra ao meio é uma das maneiras mais prováveis de consagrar o fim do mundo, já que asteroides rondando pelo universo é algo bem comum.

Esse drama foi a base para um grande sucesso da Netflix, o filme ‘Não Olhe para Cima’, que mistura comédia e crítica social para mostrar como seria tal acontecimento catastrófico. O streaming até brinca, dizendo que o longa é “Baseado em fatos reais que ainda não aconteceram”.

Ataque zumbi

Tá! Isso é loucura, mas não se mostrou tão impossível assim depois de uma descoberta científica que é usada pelo jogo ‘The Last of Us’. O game, que também ganhou uma série produzida pela HBO, mostra o drama da humanidade com a mutação de um fungo que existe no mundo real, o Cordyceps.

O Cordyceps é um fungo endoparasita de artrópodes que, por meio de esporos, ataca suas vítimas (insetos) e mantém o hospedeiro vivo por um certo tempo — daí a ideia de um zumbi. Apesar de toda a comoção dos fãs, os cientistas explicam que o Cordyceps não teria a capacidade de infectar seres humanos. Pelo menos por enquanto.

Inseto atacado pelo Cordyceps (Foto: Bernard DUPONT/Wikimedia Commons)

Invasão alienígena

Uma invasão alienígena certamente é uma das formas mais estranhas para o fim do mundo e também está entre as mais escolhidas pelas obras de ficção para retratar o apocalipse.

Apesar de ainda não termos descoberto (ou não ter sido divulgado) a existência de vida fora da Terra, com cada vez mais missões espaciais conduzidas pela NASA e suspeitas sobre o que a Área 51 sabe, muitos acreditam na máxima que diz: “Quem procura, acha”.

Um dos melhores filmes que mostram uma possível invasão alienigena à terra é o terror ‘Ninguém Vai Te Salvar’.

Aquecimento global

Para a ciência, o motivo mais provável para o fim do mundo sem dúvidas envolve os riscos dos impactos climáticos. Não é de agora que cientistas alegam que a alta emissão de gases está prejudicando a camada de ozônio e, consequentemente, isso pode fazer com que o sol acabe com toda a raça humana.

A ONU, Organização das Nações Unidas, alerta que o aquecimento global pode chegar a 3ºC até o fim deste século. Uma ótima dica para quem quer se conscientizar sobre a gravidade desse problema é o livro ‘Nossa casa está em chamas: Ninguém é pequeno demais para fazer a diferença’, da ativista Greta Thunberg, descrita como “uma das maiores defensoras do planeta” por Barack Obama, ex-presidente dos Estados Unidos.

Livro ‘Nossa casa está em chamas: Ninguém é pequeno demais para fazer a diferença’ (Foto: Reprodução)

Pandemia

Uma pandemia, a disseminação mundial de uma nova doença, pode de fato ser o ponto final para a existência humana na Terra. Infelizmente, o mundo presenciou isso na pele quando a Covid-19 deixou a triste marca de 6.919.573 óbitos no mundo. A situação só melhorou quando a ciência conseguiu, de forma heroica, encontrar a vacina para o vírus, que tem uma alta taxa de transmissão e se propaga pelo ar.

De fato, muitos acreditavam que o fim do mundo estava acontecendo ali, diante dos olhos de todos. A superlotação dos sistemas de saúde e a ignorância de líderes de nações que desconsideraram o vírus e as vacinas só intensificaram o sentimento apocalíptico.

O documentário ‘Na Linha de Frente’ mostra a visão dos profissionais de saúde que colocaram em risco suas próprias vidas para cuidar dos infectados.

Guerra nuclear

Outro provável meio para determinar o fim do mundo é uma possível guerra nuclear. Já imaginou, por exemplo, a contaminação de substâncias tóxicas letais na água do nosso planeta?

A preocupação é tão real que existe um tratado assinado pelos países que proíbe o uso de armas nucleares em eventuais conflitos, embora alguns líderes mundiais, com a intenção de intimidar possíveis adversários, promovam testes com esse tipo de armamento.

Para explorar o tema da guerra e suas possíveis consequências para o mundo, a animação “Túmulo dos Vagalumes”, do estúdio Ghibli, é uma escolha excelente.

Tecnologia

Para muitos, o fim do mundo já começou e não envolve zumbis, efeitos climáticos ou nada sobrenatural. O que decreta o fim de tudo é aquilo que gerou o que está em suas mãos neste momento: a tecnologia.

A antologia da Netflix Black Mirror exemplifica como a tecnologia não só vai, como está acabando com o mundo aos poucos. Os episódios ‘Nosedive’, ‘Smithereens’ e ‘Hated in the Nation’ mostram como o ser humano está obcecado nas redes sociais e como o ódio propagado por lá pode ser nocivo ao mundo. Já ‘White Bear’ questiona até onde vai o desejo de vingança do homem, enquanto ‘Arkangel’ mostra como a superproteção dos pais pode ferir seus filhos.

Apocalipse segundo a Bíblia

A religião explica o fim do mundo através do livro bíblico intitulado Apocalipse. Para a igreja, um grande julgamento final acontecerá, e o mundo que vivemos hoje não existirá mais. Haverá apenas o céu, destino para aqueles que seguiram a Deus, e o Inferno para aqueles que, seduzidos pelo diabo, promoveram o mal e não se arrependeram dos seus feitos aqui na Terra.

Bom, para conhecer mais sobre essa visão do fim dos tempos, nada melhor que ler o próprio livro bíblico.