Atualmente, o rap está entre os gêneros musicais mais populares do mundo. Neste artigo, o Bom Dia Insta apresenta as principais características do rap e conta um pouco da sua história.
Veja também: 300+ nomes para playlist de rap
O rap e sua história
Alguns afirmam que o rap surgiu primeiro na Jamaica e depois foi levado para os Estados Unidos. Já outros afirmam que o ritmo nasceu nas periferias de Nova Iorque no início dos anos 70, mais especificamente no bairro do Bronx.
O rap se desenvolveu junto com o movimento do hip-hop, que também integrava as manifestações culturais do grafite, breakdance e o movimento de DJs. Essa cultura do hip-hop se popularizou principalmente entre a população negra e latina mais pobre de Nova Iorque.
Em meio a este período, alguns grupos e artistas começaram a ganhar mais projeção, como Grandmaster Flash and the Furious Five, Afrika Bambaataa and the Soulsonic Force, Sugarhill Gang, Kurtis Blow e Run DMC.
Neste início, o rap se caracterizava por músicas que continham rimas em cima de uma batida ritmada, na maioria das vezes tiradas de discos de soul e funk da época. A partir dos anos 90, o gênero musical explodiu em popularidade, época em que as músicas passaram a obter reconhecimento mundial, além de ganhar espaço nas rádios e nas premiações do mundo da música.
Durante os anos 90, duas vertentes do rap se consolidaram como mais populares: o gangsta rap e o rap alternativo.
O gangsta rap tinha como principal característica as letras focadas em retratar a realidade violenta das periferias, às vezes glorificando o estilo de vida do crime. Grandes nomes dessa vertente foram Tupac Shakur e The Notorious BIG, que inclusive criaram uma grande rivalidade na época.
Já o rap alternativo era o estilo de música que buscava abordar temas sociais e políticos, adotando perspectivas mais conscientes e críticas.
Ao longo da história do rap, o gênero foi se expandindo e se modificando, dando lugar a uma variedade imensa de estilos. Hoje em dia, é um ritmo que cativa milhões de pessoas ao redor de todo o mundo, com grandes expoentes como Kendrick Lamar, Eminem e Drake.
Rap no Brasil
No Brasil, o rap surgiu inicialmente em São Paulo, durante o começo dos anos 80. Naturalmente, as principais influências eram do rap estadunidense que estava sendo produzido naquele período. Porém, o gênero também incorporou influências brasileiras nestes primeiros anos, pegando influências do soul, funk, reggae e do samba. Muitas das músicas deste início do rap brasileiro traziam o relato de vivências nas periferias e denúncias de injustiças sociais.
Podem ser citados como pioneiros do rap nacional artistas e grupos como Racionais MC’s, Gabriel O Pensador, Planet Hemp, MV Bill, Thaíde e DJ Hum.