O que significa sonhar com estrela cadente

Cientificamente, sonhar é uma experiência vivida durante o sono que se baseia em tudo o que presenciamos quando estamos acordados. No entanto, para o senso comum, os sonhos podem ter significados e até mesmo trazer mensagens importantes.

Por exemplo, você já se perguntou o que significa sonhar com estrela cadente? Bem, antes de responder essa pergunta, que tal entender um pouco mais sobre como funcionam os sonhos?

Por que e quando sonhamos?

É sabido que nosso cérebro não tem descanso (coitadinho); acordado ou dormindo, esse importante órgão do nosso corpo está sempre ativo, e essa é a base da teoria científica sobre os sonhos. Mas será que sonhamos todos os dias? E, se sim, por que lembramos apenas de alguns deles?

A ciência explica que o sonho ocorre durante duas fases do nosso sono: as fases REM (Rapid Eye Movements – Movimentos Rápidos dos Olhos, em tradução literal) e NREM (Non-Rapid Eye Movement – Movimento Não Rápido dos Olhos).

Imagem: Reprodução/Kampus Production

A fase REM é a última fase do nosso sono e dura cerca de 10 minutos, durante a qual ocorrem movimentos rápidos dos olhos e também de outras partes do nosso corpo.

A fase NREM, por sua vez, é dividida em três etapas:

  1. sono leve;
  2. sono intermediário;
  3. sono profundo.

Os estudos indicam que a probabilidade de sonhar é maior durante a fase REM do sono, e esses sonhos tendem a trazer situações mais próximas da realidade do dia a dia. Por outro lado, os sonhos durante a fase NREM são menos frequentes e costumam ser mais surreais.

Segundo a neurociência, apesar de nem sempre lembrarmos, sonhamos todos os dias. O que determina se vamos lembrar ou não desse sonho é um processo denominado por Sigmund Freud, o pai da psicanálise, como elaboração secundária do sonho. Sem isso, é como se o sonho não existisse em nossa mente, apesar de ter produzido tal experiência.

É possível escolher os sonhos?

Já imaginou poder programar um sonho romântico com o/a crush ou ainda ver novamente um ente querido que já se foi? Bom, embora a tecnologia esteja avançada e hoje seja possível até fazer turismo na lua, ainda não inventaram uma máquina de sonhos (suspiro de tristeza).

Contudo, mesmo que seja impossível escolher o seu sonho, existe a chance de ter consciência durante algum deles. O fenômeno nomeado pela ciência como “sonho lúcido” ocorre quando a pessoa sabe que está sonhando e é capaz de tomar decisões durante esse estágio.

Imagem: Reprodução/Natalie Bond

Existem alguns exercícios que, supostamente, podem aumentar a frequência do “sonho lúcido”:

  • Durante o dia, questione-se repetidas vezes “eu estou sonhando?”, e procure por elementos surreais. Dessa forma, acredita-se que a repetição desse exercício pode aumentar a chance de que esse questionamento ocorra durante o sonho, o que, consequentemente, pode induzir um “sonho lúcido”;
  • Outra estratégia que pode funcionar (ou apenas prejudicar o seu sono) é a conhecida como sonho interrompido. Consiste em acordar mais cedo do que o habitual, com a ajuda de um despertador, e voltar a dormir logo em seguida, reforçando a si mesmo a intenção de ter um “sonho lúcido”;
  • Por fim, um último truque são os tradicionais mantras. Antes de se deitar, repita várias vezes algo do tipo: “eu vou sonhar e lembrar que estou sonhando esta noite”.

O significado de sonhar com estrela cadente

Imagem: Reprodução/Yuting Gao

Como dito acima, interpretar os sonhos é uma prática do senso comum que não possui comprovação científica. Contudo, acredita-se que sonhar com estrela cadente, na maioria das vezes, é um bom sinal e que uma fase muito boa da vida está por vir.

Uma promoção no trabalho, a cura de uma doença ou até mesmo um relacionamento. Geralmente, os sonhos que antecedem uma realização amorosa mostram uma estrela cadente vermelha.

Por outro lado, esses sonhos também podem ser alertas para que você questione a real intenção das pessoas que estão ao seu redor.