Em um mundo marcado pela globalização e tecnologia, os aparelhos celulares são essenciais pois são utilizados para todo tipo de tarefa, desde pagar contas, se divertir, socializar e, até mesmo, trabalhar. Consequentemente, ameaças virtuais a este tipo de tecnologia são cada vez mais comuns, como é o caso dos aplicativos espiões, também conhecidos como spywares.
Veja Também: Por que o TikTok parou de pagar? Entenda motivos
Como definição, um aplicativo espião é um aplicativo instalado sem o consentimento do usuário ou com funções ocultas. Ele é capaz de coletar todo tipo de dados, como senhas, histórico de chamadas e mensagens, entre outros, além de ter acesso a funções importantes, como câmera e localização.
Por conta disso, o BDI preparou este artigo com algumas dicas de como descobrir um aplicativo espião no celular.
Como detectar um aplicativo espião
Embora um aplicativo espião tente se esconder do usuário, ele pode deixar alguns rastros, principalmente:
- Alto consumo de dados, mesmo sem utilizar a internet;
- Elevado consumo de bateria;
- Aparelho excessivamente quente, mesmo em repouso;
Ao perceber alguns destes indícios procure pelo aplicativo causador, pois existe uma chance dele ser um aplicativo espião. Para isso, acesse as configurações do seu dispositivo e procure por “Uso da bateria” ou algo similar. Nesta área, é possível observar o quanto cada aplicativo consumiu de bateria.
Uma outra dica é conferir as permissões dos aplicativos instalados no celular. Dessa forma, é possível ter uma ideia do que cada aplicativo instalado pode acessar. No Android acesse o caminho “Configurações > Aplicativos > Gerenciar permissões“.
Além disso, confira também as configurações de acessibilidade. Para isso, acesse as configurações e procure pela opção “Acessibilidade” ou similar e verifique os aplicativos que possuem acesso a ela.
Esta função permite que os aplicativos acessem outros programas, assim como operar em nome do usuário, portanto só permita acesso a aplicativos confiáveis, como, por exemplo, um antivírus.
Por falar em antivírus, esta é outra ótima opção para detecção de aplicativos espiões, além de diversas outras ameaças. Deste modo, tenha sempre um bom antivírus instalado, mesmo que em versão gratuita.
Por fim, no caso de detecção de aplicativo espião, tome as medidas necessárias, seja remover as permissões, excluir o aplicativo e, inclusive, denunciar às autoridades policiais.
Como evitar um aplicativo espião
Algumas medidas simples podem evitar todos os problemas relacionados à invasão de privacidade pelos aplicativos espiões, são elas:
- Utilize uma senha forte e segura em seu dispositivo e não compartilhe com mais ninguém;
- Altere suas senhas periodicamente;
- Só instale aplicativos de lojas oficiais, como a Google Play ou App Store;
- Faça downloads apenas de fontes oficiais e seguras;